João Batista Ciaco

Business Strategy Consultant e Sócio, OPLANO

Há mais de 25 anos atuando na área de marketing, João Ciaco iniciou sua carreira na Unilever, tendo trabalhado na Kodak e até recentemente na Fiat Chrysler Automóveis (FCA) como CMO (Chief Marketing Officer) para a América Latina e responsável pelas estratégias de comunicação e marketing das marcas Fiat, Jeep, Dodge, Ram, Chrysler e Mopar. Pioneiro na área de digital marketing no Brasil desenvolveu, entre outros projetos, o do Fiat Mio, primeira plataforma mundial online para gerar alternativas e discussões com os consumidores sobre o carro do futuro, iniciativa que materializou carro-conceito colaborativo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010 e também apresentado como case no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2011. Gerenciou o desenvolvimento da plataforma de experiência digital Live Store para a Fiat e que conquistou o primeiro Leão de Ouro em Inovação para o Brasil no Festival de Cannes.

É graduado em Engenharia e Administração de Empresas, com pós-graduação em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-SP) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É também pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) e autor do livro “A inovação em discursos publicitários”. Em 2012 foi o jurado brasileiro na categoria Creative Effectiveness no 59th Cannes Lions International Festival of Creativity e no New York Festivals. Em 2013 foi o presidente do júri de Efetividade Criativa do FIAP – Festival Iberoamericano de la Publicidad. Foi presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) por dois mandatos e também presidente do conselho do IVC (Instituto Verificador de Comunicação). É hoje conselheiro associado e presidente do conselho fiscal da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), consultor independente em brand and business strategy e sócio da consultoria OPLANO.

Outros jurados