Confira todos os Grand Effies do Effie Awards Brasil

Relembre os 16 cases reconhecidos com troféu máximo pela premiação desde 2008, quando foi realizada a primeira edição do evento

Isabella Lessa
29 de novembro de 2023 - 6h00

Há 16 anos, o Effie Awards Brasil se insere no calendário do mercado publicitário nacional como uma das principais premiações do ano. Lançado pela New York American Marketing Association em 1968, o Effie Awards surgiu para reconhecer trabalhos que traduzem, de diferentes formas, o que é o marketing com eficácia.

Com o passar dos anos, o Effie ganhou etapas regionais em diversos países e, no Brasil, é realizado por Meio & Mensagem desde 2008. Todos os anos, além de reconhecer com Ouros, Pratas e Bronzes as campanhas mais eficazes, o júri concede o Grand Effie, principal troféu do evento, entregue ao trabalho que mais se destacou dentre todos os premiados.

Neste ano, os jurados escolheram “Buscapé”, curta-metragem da VMLY&R para Vivo, como o principal case da edição. Há seis anos, quando ainda era Y&R, a agência conquistou outro Grand Effie com “O Segredo”, para Bic.

A AlmapBBDO é a agência que mais conquistou Grand Effies, emplacando quatro campanhas ao longo das edições. A primeira foi uma campanha para Pepsi, em 2011; dois anos depois a agência voltou a ser reconhecida com o prêmio máximo com um comercial criado para Visa. Já em 2015 e 2016, foi destaque com trabalhos desenvolvidos para Boticário.

O primeiro Grand Effie foi entregue para a já extinta Neogama BBH, agência fundada por Alexandre Gama, para o Bradesco. Veiculado em 2008, “Bradescompleto” fala sobre um tema que continua tão ou mais relevante em 2023: ações socioambientais para frear o aquecimento global. O filme apresentava a assinatura “Banco do Planeta” e ressaltava o compromisso da instituição em torno do tema, ao som de Bitter Sweet Symphony, do The Verve.

Confira a lista de todos os Grand Effies já entregues pelo Effie Awards Brasil:

2008: “Bradescompleto”, da Neogama BBH para Bradesco (categoria: Serviços Financeiros)

2009: “Bichos da Ford”, da JWT para Ford (categoria: Comércio e Varejo)

2010: “Hellmann’s. Não é ilegal, não é imoral e não engorda”, da Ogilvy & Mather para Unilever (categoria: Alimentos/Bebidas)

2011: “Pepsi. Uma verdade inconveniente?”, da AlmapBBDO para Pepsi (categoria: Alimentos/Bebidas)

2012: “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, da Talent para Ipiranga (categoria: Comércio e Varejo)

2013: “Posso te falar uma coisa?”, da AlmapBBDO para Visa (categoria: Serviços Financeiros)

2014: “Enterro do Bentley”, da Leo Burnett Tailor Made para Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (categoria: Sem fins lucrativos)

2015: “Um dia dos namorados para todas as formas de amor”, da AlmapBBDO para Boticário (categoria: Gerais – Comércio e Varejo)

2016: “O lado masculino de Boticário”, da AlmapBBDO para Boticário (categoria: Gerais – Comércio e Varejo)

2017: “O Segredo”, da Y&R para Bic (categoria: Outros Produtos)

2018: “Black Week Santander”, da Suno United Creators para Santander (categoria: Serviços Financeiros)

2019: “Caverna do Dragão: O Retorno”, da DPZ&T para Renault (categoria: Veículos)

2020: “Avon Power Stay #veiopraficar”, de Wunderman Thompson e Mutato para Avon (categoria: Marketing Sazonal)

2021: “A Gente Banca”, da Suno United Creators para Santander (categoria: Inovação em Mídia)

2022: “Lu do Magalu: a maior influenciadora virtual do mundo”, da Ogilvy para Magazine Luiza (categoria: Influenciador)

2023: “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo (categoria: Branded Content – Serviços)

Compartilhe

Patrocínio

Realização