Effie Awards Brasil
05 DE NOVEMBRO DE 2024 | VIBRA SÃO PAULO - SP
05 DE NOVEMBRO DE 2024 | VIBRA SÃO PAULO - SP
Relembre os 16 cases reconhecidos com troféu máximo pela premiação desde 2008, quando foi realizada a primeira edição do evento
Isabella Lessa
29 de novembro de 2023 - 6h00
Há 16 anos, o Effie Awards Brasil se insere no calendário do mercado publicitário nacional como uma das principais premiações do ano. Lançado pela New York American Marketing Association em 1968, o Effie Awards surgiu para reconhecer trabalhos que traduzem, de diferentes formas, o que é o marketing com eficácia.
Com o passar dos anos, o Effie ganhou etapas regionais em diversos países e, no Brasil, é realizado por Meio & Mensagem desde 2008. Todos os anos, além de reconhecer com Ouros, Pratas e Bronzes as campanhas mais eficazes, o júri concede o Grand Effie, principal troféu do evento, entregue ao trabalho que mais se destacou dentre todos os premiados.
Neste ano, os jurados escolheram “Buscapé”, curta-metragem da VMLY&R para Vivo, como o principal case da edição. Há seis anos, quando ainda era Y&R, a agência conquistou outro Grand Effie com “O Segredo”, para Bic.
A AlmapBBDO é a agência que mais conquistou Grand Effies, emplacando quatro campanhas ao longo das edições. A primeira foi uma campanha para Pepsi, em 2011; dois anos depois a agência voltou a ser reconhecida com o prêmio máximo com um comercial criado para Visa. Já em 2015 e 2016, foi destaque com trabalhos desenvolvidos para Boticário.
O primeiro Grand Effie foi entregue para a já extinta Neogama BBH, agência fundada por Alexandre Gama, para o Bradesco. Veiculado em 2008, “Bradescompleto” fala sobre um tema que continua tão ou mais relevante em 2023: ações socioambientais para frear o aquecimento global. O filme apresentava a assinatura “Banco do Planeta” e ressaltava o compromisso da instituição em torno do tema, ao som de Bitter Sweet Symphony, do The Verve.
Confira a lista de todos os Grand Effies já entregues pelo Effie Awards Brasil:
2008: “Bradescompleto”, da Neogama BBH para Bradesco (categoria: Serviços Financeiros)
2009: “Bichos da Ford”, da JWT para Ford (categoria: Comércio e Varejo)
2010: “Hellmann’s. Não é ilegal, não é imoral e não engorda”, da Ogilvy & Mather para Unilever (categoria: Alimentos/Bebidas)
2011: “Pepsi. Uma verdade inconveniente?”, da AlmapBBDO para Pepsi (categoria: Alimentos/Bebidas)
2012: “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, da Talent para Ipiranga (categoria: Comércio e Varejo)
2013: “Posso te falar uma coisa?”, da AlmapBBDO para Visa (categoria: Serviços Financeiros)
2014: “Enterro do Bentley”, da Leo Burnett Tailor Made para Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (categoria: Sem fins lucrativos)
2015: “Um dia dos namorados para todas as formas de amor”, da AlmapBBDO para Boticário (categoria: Gerais – Comércio e Varejo)
2016: “O lado masculino de Boticário”, da AlmapBBDO para Boticário (categoria: Gerais – Comércio e Varejo)
2017: “O Segredo”, da Y&R para Bic (categoria: Outros Produtos)
2018: “Black Week Santander”, da Suno United Creators para Santander (categoria: Serviços Financeiros)
2019: “Caverna do Dragão: O Retorno”, da DPZ&T para Renault (categoria: Veículos)
2020: “Avon Power Stay #veiopraficar”, de Wunderman Thompson e Mutato para Avon (categoria: Marketing Sazonal)
2021: “A Gente Banca”, da Suno United Creators para Santander (categoria: Inovação em Mídia)
2022: “Lu do Magalu: a maior influenciadora virtual do mundo”, da Ogilvy para Magazine Luiza (categoria: Influenciador)
2023: “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo (categoria: Branded Content – Serviços)
Veja também
Effie concede Grand Effie a “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
Curta com protagonista de Cidade de Deus ganha principal prêmio do Effie, consagrando Vivo como Marca do Ano; Almap é eleita Agência do Ano e Ambev repete feito como Anunciante do Ano pela segunda vez consecutiva
Effie College premia estudantes de Cásper Líbero e ESPM
Club Social, Itaú e Nescafé promovem desafios que unem conceitos tradicionais e novos em campanhas criadas por novos talentos