Effie Awards Brasil
05 DE NOVEMBRO DE 2024 | VIBRA SÃO PAULO - SP
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Club Social, Itaú e Nescafé promovem desafios que unem conceitos tradicionais e novos em campanhas criadas por novos talentos
Valeria Contado
7 de novembro de 2023 - 23h05
Os alunos das faculdades Cásper Líbero e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) receberam, na noite desta terça-feira, 7, o prêmio Effie College. A competição faz parte do Effie Awards Brasil, realizado por Meio & Mensagem, e propõe desafios idealizados por marcas a estudantes de publicidade. Nesse cenário, Club Social, Itaú e Nescafé uniram o tradicional e o novo para a criação de uma campanha capaz de se conectar com o público.
Club Social, por exemplo, pediu que os estudantes criassem uma peça publicitária que anunciasse o novo produto de seu portfólio e que marcasse, também, a entrada da marca no segmento de snacks. A Club Social Snack deveria contar com o conceito de diversão em sua campanha de apresentação.
Por isso, as alunas da ESPM Beatriz de Pinheiro Caran, Clara Reis, Isabella Gallo Navarrete e Maria Eduarda Martins Simões apresentam a campanha “Se a vida te dá pancada, manda um pancadão”, que une música e humor, além da conexão com elementos da cultura urbana.
“Focamos em entender o público da marca e tirar insights que viessem dessas pessoas. No final das cotas, conseguimos encontrar algo que fazia sentido tanto para a geração que eles queriam atingir como um todo, quanto para um público mais específico”, conta Clara Reis.
Já o Itaú, convidou os estudantes da Faculdade Casper Líbero para a celebração dos 100 anos da marca, que acontece em 2024. E para a comemoração, Beatriz Costa Moretto, Julia Pereira Santos e Juliana Simidamore Pinheiro deram protagonismo ao público, mostrando soluções criativas para problemas reais dos consumidores. A comunicação buscou retratar como a marca está presente nesses momentos.
O projeto está alinhado com os pilares da instituição financeira (cultura, educação, trabalho, ESG e tecnologia) e convida os correntistas a contar quais são as expectativas para os próximos anos, trazendo a visão de passado, presente e futuro.
Beatriz Moretto define a iniciativa como um presente para o público. “É uma campanha muito grande, com muitos detalhes, e o mais legal, para nós, foi fazer algo que o principal objetivo não era a marca em si, mas que fosse um presente para o público”.
Por fim, Nescafé deu aos alunos Dimmy Eduardo Scheffer Medeiros, Lucas Kappel Paes, Leonardo da Rocha da Silva e Luiza de Oliveira Perufo, da ESPM, a missão de rejuvenescer a marca. Para isso, a proposta apresentada foi conversar com o público gamer.
Assim nasceu a campanha “Dê o Play no seu Mundo”. Além disso, uma das premissas foi tornar a marca uma porta-voz de mudanças. Para isso, os alunos decidiram entrar no universo gamer de maneira orgânica e natural, com ações com influenciadores e em canais direcionados ao público.
“O desafio da campanha era conversar com o público menos 35, por isso, pensamos em pessoas que fossem engajadas. Os gamers têm muita força com as marcas que acompanham as comunidades deles”, afirma Lucas Kappel Paes. O vencedor da categoria, diz, ainda, que o processo de produção contou com pesquisas com cases de outras marcas e benchmarks.
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