Effie College seleciona vencedores da edição 2022

Grupos de alunos de Belas Artes, ESPM e FAAP foram os vencedores da 5ª edição da competição que contou com a participação de Claro, RAM e Trident

Valeria Contado
31 de outubro de 2022 - 6h00

Alunos criam campanhas com problemas reais para marcas parcerias do Effie College (Crédito: Divulgação)

A 5ª edição do Effie College elegeu três grupos vencedores dos 46 que haviam sido selecionados para o shortlist: alunos da Belas Artes, da ESPM e da FAAP foram os que mais se destacaram com trabalhos criados para Claro, RAM e Trident, respectivamente.

Segundo Marcelo Salles Gomes, presidente de Meio & Mensagem, a competição é uma oportunidade para as marcas trabalharem com jovens talentos e, assim, entenderem os pontos de vista dos estudantes sobre problemas de negócio voltados, justamente, ao público mais jovem.

Do lado dos universitários, ele afirma que o Effie College propicia um diferencial no currículo. “A pessoa pode compartilhar um pouco sobre as experiências em uma entrevista de emprego. Talvez isso possa ajudar a abrir essa primeira porta no mercado de trabalho”, comenta.

Cases que miram a Geração Z

Para Claro, os alunos da Belas Artes Marcos Vinicius de Sousa Cruz, Willian Rodrigues dos Santos, Leonardo Neto Moreira da Silva e Vinícius Uriel de Almeida Souza Silva, apresentaram a campanha “No verão tudo fica mais Claro”. O briefing da operadora foi a de posicioná-la como a marca mais convergente do País.

A proposta contribui para nosso negócio, ajudando a trazer novos olhares para o desafio colocado no briefing, apontando novas soluções de meios de comunicação que estabeleçam uma conexão entre diferentes gerações e o universo da marca”, diz Ane Lopes, diretora de comunicação e marca da Claro.

Já para RAM, os estudantes da FAAP Anne Liz Góes Bruno, Beatriz Amorim, Isabella Fioretto e Thiago Brito tiveram de criar uma comunicação que fizesse o modelo RAM 1500 Rebel penetrar em médios e grandes centros urbanos, um território com carências de especialistas no segmento.

Maria Lúcia Antônio, gerente de storytelling and content da Stellantis, agência da RAM, diz que o case traz uma espécie de ampliação do olhar do anunciante, “que inclui a perspectiva da nova geração e sua relação com o carro”.

Já a Trident quis retomar o apelo cool do ato de mascar chiclete e difundí-lo entre a Geração Z. Para Anna Carolina Martins Teixeira, diretora de marketing da Mondelez, o Effie College é uma oportunidade de cocriação de narrativas com jovens profissionais que trazem, ao mesmo tempo, a visão enquanto consumidores. “A proposta traz um território cultural super frutífero para criar essas conexões”, avalia.

Com o projeto “#TBTrident: masca e destrava sua melhor nostalgia”, Luísa Raphaelian Damado, Gabriel Ridolfi Teixeira e Lorena Luciani Carminholi, da ESPM, foram os vencedores do prêmio.

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